Pilates

Ao iniciar o Pilates você passará por uma avaliação postural completa, que inclui um levantamento histórico de sua saúde, hábitos, experiências esportivas, etc. Em seguida, ele é submetido a uma análise de sua postura, na qual se avalia a posição da coluna, a condição das articulações e flexibilidade. Por fim, são feitas fotografias do aluno que, periodicamente, é utilizada na reavaliação.

Esses dados orientarão aos instrutores de Pilates a planejar um trabalho específico, para um atendimento ainda mais personalizado, tanto em aulas individuais como em pequenos grupos.

 

Modalidades:

Pilates em grupo

As aulas também são ministradas em pequenos grupos, respeitando sempre as possibilidades do aluno e as necessidades especificas de cada um. Instrutores treinados analisam o desempenho individual e indicam variações e exercícios mais adequados a cada praticante, com um ou sem ajuda de acessórios. Na Bioequilíbrio, você poderá se exercitar em duplas ou trios e em pequenos grupos de 4 clientes.

Personal Pilates

Para aqueles que buscam máxima privacidade e resultados rápidos, as sessões individuais são a melhor opção. Você receberá atendimento exclusivo, sentido os efeitos em pouquíssimo tempo.

Pilates para jovens

O Pilates é altamente recomendado a adolescentes por estarem atravessando um período de crescimento rápido e intenso, o que ocasiona desajustes posturais, encurtamento musculares , muitas vezes acompanhado de dor. A prática do Método Pilates nesta fase funciona como um ótimo trabalho preventivo, estruturando a postura, estabilizando as curvas fisiológicas da coluna, evitando escolioses e cifoses tão comuns nessa idade e melhorando o alongamento geral. Além disso, na medida em que fortalece a musculatura e aumenta a consciência corporal, o adolescente fica mais preparado para enfrentar os desafios característicos dessa etapa da vida com mais equilíbrio e menos dores.

Pilates na melhor idade

A maioria das pessoas chega à melhor idade necessitando de cuidados especiais com a saúde. O tratamento no Bioequilíbrio Pilates para pessoas que alcançaram a melhor idade é realmente especial. Profissionais altamente capacitados aplicam o método Pilates respeitando as possibilidades de cada praticante e, assim, obtém excelentes resultados no que diz respeito à equilíbrio, força, coordenação motora, capacidade respiratória, disposição e aumento da auto-estima.

Pilates para gestantes

Inúmeros estudos científicos já comprovaram a importância da atividade física durante a gravidez, mas, vale lembrar, que nem toda atividade física é indicada. Neste período, a mulher requer atenção especial na elaboração de um plano de exercícios que fortaleça seu corpo, prevenindo dores decorrentes do progressivo ganho de peso e respeitando as limitações impostas pela gestação. No Bioequilíbrio Pilates, oferecemos atendimento personalizado para quem vive esta fase única na vida.

Pilates na reabilitação

Os exercícios do método Pilates têm seus princípios básicos na cinesiologia e na biomecânica, o que proporciona uma execução segura, livre de compensação e sobrecargas indesejadas. Pela característica da técnica de trabalhar globalmente o corpo e não ficar restrita ao foco de lesão, ela se aplica tanto na fase aguda da dor, na qual se estabiliza a região lesionada, como na recuperação da musculatura e/ou da articulação afetada na fase da pós-reabilitação. O ambiente e o trabalho oferecidos pela técnica Pilates facilitam a intervenção baseada nos princípios de assistência, permitindo que a evolução da reabilitação seja mais rápida.

 


Principios

Joseph Pilates criou a Contrologia que tem princípios a serem considerados não só durante a execução dos exercícios, mas também no dia-a-dia.

O centro

JOE concluiu que o corpo tem um centro físico onde se originam todos os movimentos. Ele o chamou de POWERHOUSE (Centro de Força). O abdômen, a parte de baixo das costas e as nádegas compõem este Centro de Força. O Método Pilates concentra-se em reforçar este CENTRO. Os músculos associados ao POWERHOUSE sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura.

A maioria dos exercícios de Pilates tem seu foco no POWERHOUSE de forma a estabilizar o dorso e permitir que estiquemos e alonguemos. O domínio deste centro tem, como efeito, uma cintura mais delgada, um abdômen mais definido e uma melhora considerável da fisiologia visceral. Além de uma postura mais correta e forte.

Concentração

Durante a execução dos exercícios, devemos estar concentrados ao centro de força (powerhouse) e ao mesmo tempo, observar cada movimento que compõe determinado exercício, bem como todos os fatores limitantes para a execução do mesmo.

Movimentação

Fluidez, harmonia e beleza: Esta tríade define o que devemos buscar ao executar os movimentos durante o exercício. Os exercícios preconizados por Pilates levam o aluno a conhecer um grande número de exercícios harmônicos e conscientes.

Respiração

Pilates enfatiza a importância de manter a circulação do sangue pura. Este é o resultado de uma respiração adequada durante os exercícios, oxigenando o sangue e eliminando os gases nocivos. No Método Pilates todos os exercícios são associados à respiração.

Em geral inspirando (expandindo as últimas costelas), iniciamos o movimento e ao final do último movimento do exercício, devemos estar com os pulmões vazios. Ter expirado todo o ar, puxando mais ainda o umbigo em direção à coluna).

Controle

O controle é fundamental para a eficácia e segurança do treinamento físico e principalmente no MÉTODO PILATES.

Nunca o movimento a qualquer custo; mas, qual é o custo do movimento? Se você não consegue executar o exercício completo com perfeição, fragmente-o (orientado por instrutor) para que você não perca o controle do movimento e o exercício possa ser realizado com perfeição, como o método exige.

Respiração

O Controle está diretamente ligado à precisão. Pilates dizia: “Concentrar-se nos movimentos certos cada vez que você faz um exercício. Caso contrário, você os executará de forma inadequada e eles perderão seu valor”.